Como Alugar um apartamento na Espanha

Como Alugar um apartamento na Espanha

Uma das primeiras preocupações quando mudamos de país é em saber como alugar um apartamento na Espanha e quanto custa alugar apartamento no país para onde vamos, no nosso caso alugar apartamento na Espanha, seja por tempo indeterminado ou por algum outro motivo temporal, como no caso de estudos.

Para alugar apartamento na Espanha, um dos requisitos básicos é ter comprovante de renda fixa mensal, conhecido aqui como “nominas”, equivalente ao nosso holerite no Brasil.

Também é comum o uso de fiador ou depósitos adiantados, que são devolvidos ao término do contrato. No caso de aluguel para estudo, é aceito também um comprovante de recebimento de bolsa de estudo.

A documentação necessária para alugar  apartamento na Espanha costuma ser a carteira de identidade espanhola (número de identificação de estrangeiro – NIE) ou passaporte. Como no Brasil, o contrato pode ser feito por meio de uma imobiliária ou diretamente com o proprietário.

 Separamos algumas dicas de como alugar um apartamento na Espanha:

1 – Solicite sempre o contrato assinado pelo responsável do apartamento. Todos os detalhes devem estar por escrito, como o pagamento de fiança, a reserva e a duração do contrato. O depósito de fiança em um contrato de aluguel é obrigatório e deve ser feito em espécie, conforme o artigo 36 da Lei 29/1994. A fiança é a garantia de cumprimento das condições pactuadas no contrato. A  evolução da fiança deve realizar-se no prazo de um mês a partir da rescisão do contrato e entrega das chaves. Normalmente o valor solicitado é de uma ou duas mensalidades de aluguel.

2 – Saiba tudo o que está incluso no valor do aluguel proposto.

3 – O valor do condomínio aqui é  conhecido como “gastos de comunidade”, podendo ou não estar incluso no valor contratado. Saiba se o apartamento inclui gás natural ou se o sistema de aquecimento e gás é por meio de “bombonas”. Normalmente o valor da água é cobrado trimestralmente e com a taxa do lixo incluso nessa conta e a luz é cobrado de forma mensal.

4 – Alugar um apartamento diretamente na Espanha diminuem as chances de decepção ao entrar no apartamento, pois te proporciona visitar antes de assinar o contrato, conhecer a localização e a infraestrutura da região. Quando nos mudamos, ficamos em um apartamento alugado pelo AirBnb por um mês pra conseguir visitar os apartamentos antes de alugar e conhecer um pouco dos bairros daqui.

5 – Ainda existe a possibilidade de buscar anúncios diretamente na imobiliária ou até mesmo em quadros de anúncios em lugares comerciais, como em grandes supermercados. Inclusive o nosso apartamento foi alugado diretamente com o proiprietário que encontramos em um anúncio do supermercado.

6 – Caso o aluguel aconteça ainda no Brasil, use páginas webs confiáveis e desconfie de “super ofertas”. Algumas províncias ou comunidade autônomas oferecem um serviço municipal de locação, em que gerenciam inúmeros imóveis disponíveis para aluguel, como é o caso de Madrid.

Você pode conferir em www.emvs.es

Vamos deixar links de sites muito usados aqui para busca de apartamento:

www.enalquiler.com
www.fotocasa.es
www.idealista.com

Se o motivo da mudança for para estudos, você pode buscar alojamentos para alugar. Seguem algumas páginas que podem te ajudar nessa busca:

– Espanha:

www.alquilerjoven.com
www.aluni.net
www.becas.com
www.pisocompartido.com
www.resa.es
www.uniplaces.com/es

– Madri:

www.emes.es 
www.accommadrid.com 
www.casadobrasil.es 

– Barcelona:

www.bcn.cat

O valor do aluguel é um dos fatores importantes para saber o custo de vida na cidade e
como calcular uma reserva financeira, pois os valores mudam bastante de cidade para cidade.
Apesar das dicas, para alugar um apartamento na Espanha é necessário levar em consideração
as mesmas coisas que levamos no Brasil ao escolher o lugar e quando vamos assinar o contrato.

Espero muito que vocês tenham gostado das nossas dicas!

Written By
More from Renan Ferrari

Como passar na imigração com o cachorro

Se você pretende viajar de avião com seu cachorro, certamente você já...
Read More

6 Comments

  • Ola! O Nomine precisa ser espanhol? Caso seja um contrato de trabalho de outro pais da EU, pode ser valido tambem? Obrigada!! parabens pelo canal!

    • Desculpe pela demora em responder, por um erro do sistema não nos apareciam os cometários. Respondendo a sua pergunta, pode ser uma NOMINA de outro país, mas isso pode depender da imobiliária. Boa sorte e um abraço De Male e Dog!

  • Chegando ai na Espanha é possível conseguir um imóvel para alugar ainda sem nomina?
    Verifiquei que para dar entrada no NIE é necessario contrato de aluguel ou empadronamento, sendo assim, precisamos alugar um apartamento antes de dar entrada no NIE, e não podemos trabalhar sem o NIE.
    Minha dúvida é, consigo alugar um imóvel só com o passaporte, a fiança e um depósito caução (no lugar da nomina)?? Obrigada pela ajuda 😉

    • Olá Larissa. Alugar um apartamento sem nomina é um pouco mais difícil, mas é possível sim! Você conseguirá mais facilmente se for diretamente com o proprietário. Abraços e Obrigado por nos acompanhar. DMD – De Mala e Dog

  • Estou alugando uma casa na Espanha e gostaria de saber se o contrato de aluguel é complexo?
    Vou utilizar ele pra tirar meu VISA. O que legalmente tem q ter nesse contrato? Posso receber esse contrato escaneado por email? Ele deve conter autenticação ou reconhecimento de firma como aqui no Brasil, ou simplesmente assinatura do proprietário?
    Como funciona? Não Quero correr o risco de ter uma documentação que não vale em mãos na hora de viajar.

    • Olá Fábio. Os contratos aqui só tem assinaturas simples, sem nenhuma autenticação. Acredito que você não terá problemas. Abraços e obrigado por nos acompanhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *