Morar fora do Brasil

Morar fora do Brasil

Mudar de vida, ter uma nova experiênica, morar fora do Brasil, fazer um curso internacional, ir atrás do  emprego dos sonhos ou em busca do grande amor não bastam pra fazer as malas e simplesmente ir morar fora do Brasil.

Muita gente tem esse desejo, mas nem sempre é fácil saber exatamente para onde ir e como fazer para isso acontecer.

Algumas coisas são extremamente importante saber antes de viver a tão sonhada experiência de morar fora do Brasil.

Vamos apresentar alguns pontos a serem levados em consideração pra que quando esse sonho se realize, possa ser desfrutado da melhor forma possível.

Para onde ir?

Todos têm algum país ou cultura que chame a sua atenção, seja pela estrutura, qualidade de  vida, tradições ou beleza. Mas precisamos conhecer tudo o que pudermos sobre o país dos sonhos.

Não podemos ignorar que existem diferenças culturais que podem nos frustrar quando chegamos ao nosso destino.

Não é raro nos pegarmos achando uma determinada coisa “chata” e só depois nos darmos conta que é chata pra nós, mas eles estão se divertindo e muito!

O choque cultural existe, mas quanto mais estivermos preparados para o que vamos enfrentar, melhor.

Se morar fora do Brasil é um plano que não envolve a passagem de volta a pesquisa tem que ser ainda mais detalhada, porque significa que você pretende passar anos naquele lugar.

Se vocês nos acompanham, sabe que estamos morando na Espanha mas ainda temos planos de nos mudarmos para a Suécia daqui alguns anos.

Já sabemos alguns feriados que eles comemoram, a que horas escurece no inverno, principais cidades, pratos suecos com direito à testar receitas em casa e também que teremos que ter muita inteligência para aprender a língua.

Quando os planos mudaram, éramos especialista na Suécia, mas tínhamos pouco tempo pra descobrir a Espanha.

E nos empenhamos nisso. Com certeza valeu a pena, porque nos preparamos e podemos dizer que não tivemos problema na adaptação.

Língua

Não tenha dúvidas que saber a língua local faz toda a diferença quando vamos morar fora do Brasil. Sempre recebemos perguntas sobre o que achamos sobre fazer curso de espanhol antes de ir e com certeza achamos muito importante. A língua é bem parecida, mas pode acreditar que tem horas que você não consegue entender nada do que eles falam. Nós não tivemos esse tempo pra aprender antes de irmos pra Espanha, mas quando chegamos contamos com amigos que, mesmo falando português, conversavam em espanhol e isso nos ajudou muito, pois conseguimos aprender muito rápido a língua.

Mas quando eu fui para  a Itália fazer o processo de reconhecimento da minha cidadania a coisa foi bem mais complicada. Fui sabendo falar apenas “Io no parlo italiano”… Foi muito difícil, porque por não saber a língua você não consegue se comunicar. Conversava com 4 pessoas na cidade que falavam português ou espanhol. É muito ruim porque você não pode ser você mesmo e não pode participar da conversa. No final deu tudo certo porque consegui entender rápido e até a falar o básico também. Mas, o mais importante de tudo, é que a receptividade é outra quando eles percebem que você está se esforçando a falar a língua deles.

Trabalho

Morar fora do Brasil significa mudar de vida e isso, às vezes, inclui a mudança na sua vida profissional. Nem sempre o que você sabe fazer no Brasil será possível fazer no outro país e é preciso saber se readaptar a uma nova função e principalmente a novos salários. Muitos países não apresenta a discrepância salarial que temos no Brasil e isso pode ser uma coisa que a princípio te decepcione.

Se você tem diploma universitário tem que saber que é necessário fazer o processo de homologação do diploma para conseguir exercer a sua profissão. Está preparado para fazer outra coisa nesse tempo, que é demorado, ou ter uma reserva financeira para ficar sem trabalhar? E se o seu curso não existir equivalente aqui? É possível que isso aconteça e já é preciso vir sabendo o que esperar da sua vida profissional.

 Amigos

Quando estávamos planejando nossa ida para a Suécia, o que mais nos deixava preocupados, era o fato de não conhecermos ninguém lá, e que algumas coisas seriam bem complicadas. Estava preocupada com o tamanho da mala para ir porque queria levar tudo pensando na hora em que chegaríamos. Como faríamos sem carro, com a Jessy e 4 malas para levar as coisas do aeroporto para casa e depois para ir ao supermercado para comprar o básico do básico. Sério… queria levar até o papel higiênico do Brasil… rs

E por isso uma das coisas que nos deixou mais tranquilos com a mudança pra Espanha foi o fato de termos uma família amiga na Espanha. Fez toda a diferença quando chegamos, pois eles nos ajudaram desde a nossa chegada no aeroporto até como nas primeiras burocracias que tivemos que fazer e como fazer. Foi uma ajuda incrível que tornou a nossa adaptação mais fácil.

Reserva financeira

Acho sempre importante uma reserva financeira quando vamos morar fora do Brasil, principalmente se você não mudar com um emprego já garantido ou com alguma bolsa de estudo.

Na Espanha, a grande maioria das casas já são mobiliadas, o que é uma coisa maravilhosa, mas em muitos países não é assim e você terá que mobiliar uma casa inteira. Mesmo que você faça aos poucos, algumas coisas são essenciais para o dia-a-dia e para isso essa reserva será fundamental.

É difícil falar o valor que tem que ser levado, mas uma dica é pesquisar média de aluguel, supermercado e gastos como água, luz e gás. Aqui na Espanha alguns proprietário pedem fiador,  mas a maioria trabalha com o depósito de uma quantidade de “x” de aluguéis que é devolvido quando sair do apartamento. Na maioria deles os “gastos de comunidade”, nosso valor de condomínio já estão incluídos. Mas baseado nisso dá pra saber, mais ou menos, o que será necessário para seu período de adaptação no outro país.

Se você tiver alguma outra super dica do que é importante pensar e considerar quando se vai morar fora do Brasil deixe pra gente nos comentários. Queremos, com esse blog, ajudar e compartilhar experiências para que outras pessoas também possam dar esse grande passo na vida! Sonhar não custa nada, mas se planejar faz com que possamos viver esse sonho de forma plena!

Written By
More from Renan Ferrari

Empadronamiento na Espanha – O que é e como fazer?

Empadronamiento na Espanha – O que é e como fazer? Uma das...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *