Homologação de diploma na Espanha

homologação de diploma na espanha

Homologação de diploma na Espanha

 A mudança para outro país é, sem dúvidas, uma experiência inacreditável. Mas não é só tomar a decisão, fazer as malas, comprar as passagens e pronto. Percebemos, durante todo nosso processo, que não é tão simples assim. São tantos documentos que …

Para execermos nossa profissão fora do país precisamos fazer a HOMOLOGAÇÂO do diploma, ou seja, o reconhecimento oficial dos estudos que foram realizados no Brasil equiparando às exigências para a obtenção de um título universitário espanhol que habilite para o exercicío da profissão. Esse reconhecimento nos dá os mesmos direitos de quem fez uma faculdade na Espanha. Caso a intenção não seja exercer a sua profissão na Espanha pode-se pedir a EQUIVALÊNCIA, em que o diploma será reconhecido mas não te dará o direito de exercer a profissão.

É importante verificar se o seu curso tem um curso equivalente, pois algumas profissões não existem……..

Para dar início ao processo é necessário:

– cópia autenticada do passaporte ou NIE

– o preenchimento de um formulário oficial… link…

– cópia autenticada diploma

– cópia autenticada do histórico escolar

– programa de todas as disciplinas cursadas

– comprovante do pagamento das taxas

– certitificado de competência linguística DELE (nível B2)

Todos esses documentos deverão ser oficiais e expedidos pelas autoridades competentes do país de origem.

É necessário que todos estejam apostilados para que tenham reconhecimento internacional. Além dessa lista, que é obrigatória para todos os casos, poderá ser solicitado algum outro documento complementar.

Não é necessário a apresentação dos documentos originais, devendo apresentar somente a cópia autenticada. As autoridades competentes para autenticar as cópias desses documentos são:

– Registro do Ministério da Educação, Cultura e Esporte

– Delegacias e Subdelegacias do Governo

– Embaixadas e Consulados da Espanha

Com esses documentos em mãos é só se dirigir a qualquer registro público da Administração Geral do Estado, comunidades autônomas ou algumas Administrações locais. A Resolução da homologação será expedida pela Subdireção Geral de Títulos e Reconhecimento de Qualificações do Ministério da Educação, Cultura e Esporte e poderá ser:

– Concedida a credencial de homologação

– Negação da homologação

– Homologação condicionada à prévia superação dos requisitos formativos complementares

Para suprir as carências do ensino deve-se ficar atentos ao prazo máximo, que varia de acordo com a quantidade de crédito exigidos para cada curso, que pode ser de 6, 7 ou 8 anos.

Esse prazo começa a contar a partir da data da verificação inicial dos título, ou seja, tem que ficar ligado! Basta solicitar a uma universidade espanhola a admissão para realizar as provas de superação das matérias necessárias.

Para ser admitido em uma universidade espanhola é necessário que se consiga validar pelo menos 30 créditos do currículo espanhol. Além disso, pode ser solicitado também a apresentação de um trabalho semelhante ao nosso trabalho de conclusão de curso, o TCC.

Para cada profissão é exigido o mínimo de créditos estudados. O crédiro é a unidade que mede a formação de um estudante de nível superior. O objetivo dos créditos é ter um parâmetro de comparação entre os diferentes programas.

Assessoria para homologação

Caso você ainda esteja no Brasil e queira adiantar o seu processo de homologação, nós podemos fazer isso para você.

Enviei nos um e-mail ([email protected]) contando sobre sua formação que lhe enviaremos os detalhes para a assessoria.

Espero que este post tenha te ajudado. Não se esqueça de se inscrever em nosso canal do youtube.

Abraços.

De Mala e Dog – DMD

Written By
More from Fernanda Costa

Como estudar na Espanha

Como estudar na Espanha A vinda de estudantes e de pesquisadores brasileiros...
Read More

20 Comments

  • Boa tarde!

    Cursei Engenharia Ambiental no Brasil.
    Quanto ao processo de reconhecimento de diplomas, tenho algumas dúvidas.

    1. O diploma e o histórico escolar devem passar pelo Ministério da Educação ou Relações Exteriores antes de vir para a Espanha ou somente deve-se reconhecer as assinaturas e apostilar esses documentos?

    • Desculpe pela demora em responder, por um erro do sistemas não nos apareciam os cometários. Para o processo de homologação do diploma só é necessário reconhecer as assinaturas e apostilar os documentos e traduções. Boa sore e um abraço De Male e Dog!

  • Olá! Texto esclarecedor. Por favor, poderiam me dize se a cópia autenticada é dos documentos originais ou do documento de apostilamento? E esta cópia autenticada deverá ser feita ainda no Brasil, ou na Espanha? Obrigada!

    • Olá Vivian. Não são necessárias cópias autenticadas.
      Os documentos listados no vídeo deverão ser traduzidos e apostilados.
      Como informado no vídeo, nós fazemos assessoria para a homologação. Caso tenha interesse, envie um e-mail para [email protected]

  • Boa tarde.

    Tenho algumas duvidas que não consegui sanar em um dos videos que assisti no youtube:

    1) O processo de homologação para as áreas de odontologia e administração de empresas tem o mesmo critério de dificuldade? Qual o tempo de processo para cada um?
    2) Para dentista, tem necessidade de estudar matérias adicionais ou será analisado a grade de materias?
    3) Quais documentos precisarão ser apostilados?

    Desde já agradeço imensamente a atenção.

    • Olá Rose.
      Respondendo suas perguntas;
      1: O processo é o mesmo, independente do curso.
      2: Será analisado a grade horária e se houver a necessidade de completar alguma matéria, poderá ser realizada uma prova da mesma. O processo hoje está demorando na média de 2 anos, é difícil prever o tempo do processo pois cada caso é estudo pelo Ministério da Educação individualmente.
      3: Todos os documentos listados no vídeo deverão ser apostilados e traduzidos.

      Como informado no vídeo, nós fazemos assessoria para a homologação. Caso tenha interesse, envie um e-mail para [email protected]

    • Olá Rafael. A España está necessitando de médicos para trabalhar. A homologação está saindo muito mais rápido do que qualquer outra profissão. Se deseja homologar seu titulo no envie um email.

      [email protected]

      Abraços.

  • Olá para odontologia funciona como na medicina, ou precisa fazer matérias complementares? Sou cidadão italiano, mas me formei no Brasil.

    • Olá Marcelo, o ministério da educação da Espanha irá avaliar todo o currículo do seu curso, e caso seja necessário, eles podem pedir matérias complementares. Ser cidadão Europeu não muda nada o processo. Abraços e obrigado por nos acompanhar!

  • Olá Fernanda, tudo bem?

    Me tire uma dúvida, o apostilamento deve ser feito dos documentos originais e também dos traduzidos ou só dos traduzidos? Pois, quero dar entrada no processo. Inclusive encaminhei um e-mail para vocês a respeito do assunto.

  • Olá Fernanda, tudo bem? Sou designer aqui no Brasil e gostaria de saber se consigo homologar também meu diploma na Espanha. Fiquei na dúvida pois não encontrei nada a respeito. Obrigada

    • Olá Jaciara. Designer não é uma profissão regulamentada aqui. Caso deseja, você poderá fazer a equivalência.
      Abraços e obrigado por nos acompanhar!

  • Bom dia, tudo bem ? Obrigado pelas informações. Mas iniciado os trámites para homologação (para uma profissão sabidamente regulamentada, p.ex:dentista), quais as chances, ou se existe, de sofrer processo de equivalência? Mesmo sabendo que a carga horária espanhola é equivalente ou até inferior, como a UFC, por exemplo. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *