Empadronamiento na Espanha – O que é e como fazer?

Empadronamiento na Espanha – O que é e como fazer?

Uma das primeiras coisas que fizemos quando chegamos foi o nosso empadronamiento na Espanha. Fizemos logo no segundo dia em que estávamos aqui.

Mas o que é o empadronamiento na Espanha?

Nada mais é do que um registro administrativo onde constam todos os moradores do município. Seus dados são uma prova da sua residência na cidade e é uma obrigação que todos os moradores façam esse registro.

O empadronamiento na Espanha é o documento que vai comprovar o seu tempo de permanência em território espanhol, independente da sua nacionalidade ou da sua situação legal.

Para fazer o empadronamiento na Espanha é necessário já estar com um lugar para morar, que pode ser sua casa que já foi alugada ou até mesmo hospedado na casa de um amigo ou familiar.

Sempre que mudamos de país temos que nos preocupar com um monte de documentos que temos que ter para começar essa nova vida. O ponto de partida da lista é o empadronamiento. Esse documento será necessário para outros documentos a serem solicitados aqui na Espanha, como:

– abrir uma conta no banco

– solicitar um cartão para assistência pública de saúde

– para solicitar a permissão de conduzir

– para fazer a matrícula dos filhos na escola

– para solicitar a regularização ou visto de residência e trabalho

– e todos os trâmites que um estrangeiro tem que fazer.

Para realizar o empadronamiento na Espanha temos que nos dirigir ao “ayuntamiento”, que é a prefeitura da cidade que você está morando. Alguns município podem exigir agendamento prévio ou ainda oferecer o serviço pela internet. Será necessário  apresentar os seguintes documentos:

– original e cópia do seu passaporte e dos filhos menores. Apresentar também o da pessoa que está te hospedando, caso seja seu caso.

– original e cópia do seu contrato de aluguel. Em casos em que você estará na casa de um amigo ou parente deverá apresentar um documento que comprove a residência dele, podendo ser o contrato de aluguel ou uma conta de consumo.

– formulário preenchido

Mesmo que você se encontre em situação irregular na Espanha deve fazer o empadronamiento, porque além da obrigatoriedade, provará a data em que começou a viver na Espanha, que será importante na hora de regularizar a sua situação no país. A prefeitura não realiza o controle sobre a legalidade ou ilegalidade das pessoas que moram sobre sua jurisdição, fazendo apenas seus registros.

Mas vale lembrar que o empadronamiento de um estrangeiro sem autorização de residência permanente, ou “sin papeles”,  terá uma validade de 2 anos, devendo ser renovado depois disso.

O empadronamiento é um procedimento muito rápido e simples a ser realizado!!

Obrigada por nos acompanhar em nossa aventura e não deixe de sonhar!

Vamos De Mala e Dog

Written By
More from Renan Ferrari

Como passar na imigração

Se você já assistiu nosso vídeo acima, já conhece dicas valiosas de...
Read More

12 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *