Como morar legalmente na Espanha?

Como-morar-legalmente-na-espanha

Como morar legalmente na Espanha?

As pessoas que não possuem nacionalidade espanhola ou de algum outro país da UE, Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suíça necessitam de um visto de larga duração para permanecer por mais de 90 dias em território espanhol.

Esse visto te habilita a residir, residir e trabalhar ou estudar. Para cada tipo de visto, existe uma exigência e uma relação de documentos específicos para cada caso. Deixamos os links de cada tipo de visto para que você possa consultar e já ir se preparando. Os documentos que serão apresentados não precisam estar traduzidos para levar ao consulado, porém, alguns precisam estar apostilados.

Como morar legalmente na Espanha?

Você pode solicitar o visto para:

– Visto de estudos na Espanha.
– Visto de residência e trabalho na Espanha.
– Visto de residência não lucrativa.
– Visto de residência para reagrupamento familiar
– visto de residência para investidores, empreendedores, profissionais altamente qualificados, pesquisadores e trabalhadores que realizam trabalhos intraempresariais.

Todas as solicitações devem ser feitas pessoalmente no consulado, não podendo ser feito nem mesmo por procuração. Isso de deve ao fato de que, além da entrega da relação de documentos, existe uma pequena entrevista. A exceção é para solicitantes menores de 12 anos.

Sabemos que esses procedimentos levam tempo. Por isso, o consulado orienta a dar entrada nos trâmites com 3 meses de antecedência.

Dica:

É sempre bom aguardar a resposta do visto para você comprar a passagem, pra evitar que a passagem seja comprada e o visto negado. Você ainda pode usar a passagem pra permanecer pelo tempo previsto para turista, que são de 90 dias, mas talvez seus planos não possam ser concretizados.

Uma vez na Espanha, você não consegue mudar esse visto de turista para outro tipo de visto. A orientação da extranjería é que, para realizar a solicitação do visto, deverá retornar ao Brasil para solicitá-lo via consulado.

Lemos muitas informações sobre a possibilidade de estender o visto de turista por mais 90 dias. Mas isso na prática não funciona. Eles só fazem isso em casos mais que especiais, como por exemplo, em casos em que a pessoa encontra-se hospitalizada e realmente não pode sair do país. Também não é possível sair da Espanha, ir para algum país de fora do espaço Schengen, e voltar em seguida. A autorização de permanência por 3 meses é liberado dentro de um período de 6 meses.

Aprovado!

Com o visto aprovado, você já pode viajar e permanecer durante o período em que estiver estipulado em seu visto. Se por algum motivo você não utilizar esse visto, você não poderá renová-lo, pois ele apresenta uma data de duração, ou seja, terá que solicitá-lo novamente. Inclusive se seu passaporte for roubado após já estar com o visto você terá que iniciar tudo de novo.

Não vamos falar que não dá trabalho… preparar toda a documentação, fazer tudo dentro do prazo e pagar as taxas exige programação e investimento de tempo e dinheiro. Mas com certeza, se você está lendo esse post, é porque está disposto a sair da zona de conforto e encarar o que só essas experiências podem te proporcionar!

Não desista!!

Fonte: site Consulado geral da Espanha em São Paulo

Written By
More from Renan Ferrari

Como passar na imigração com o cachorro

Se você pretende viajar de avião com seu cachorro, certamente você já...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *