Como levar seu cachorro para a Europa

Como levar seu cachorro para a Europa

Quando decidimos mudar para a Espanha, nós já tínhamos a Jessy, nossa Weimaraner. E a primeira pergunta que me fizeram foi: você vai levar seu cachorro para a Europa? E em seguida fizemos essa pergunta um ao outro: “E a Jessy?”. Não passou por nossa cabeça outra opção a não ser “Vamos levar!”. Embora soubéssemos que seria burocrático e caro levar um cachorro para a Europa, não pensamos em nenhum momento deixá-la, mesmo que com os nossos pais.

Em Setembro de 2016, 5 meses antes da viagem, resolvi ir até o Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo para pegar algumas informações a respeito da documentação necessária. Como eu já sabia por qual companhia aérea eu queria voar, fui direto ao guichê da Ibéria. Para minha sorte havia um casal de Portugueses embarcando com um cachorro, e que me permitiu tirar fotos de todos os documentos que eles tiveram que apresentar. Em seguida, fui até o Ministério da Agropecuária que também fica dentro do aeroporto coletar mais informações.

Uma das coisa que nos deixou mais preocupado foi por qual Cia. aérea viajar. Não estávamos pensando em nosso conforto, mas sim no da Jessy. Como nosso destino é A Coruña, escolhemos a melhor opção para chegarmos lá o mais rápido possível. Escolhemos então um voo que tivesse o menor tempo de conexão e o menor tempo total de viagem. Pesquisamos a respeito da Ibéria de como ela é com o cuidado dos PETs, e os testemunhos que escutei eram bem favoráveis.
Uma coisa importante é você pensar nesse tempo total da viagem, se seu PET é tranquilo e não vai estressar com o troca-troca de aeronave…
Cada cia. aérea tem suas regras e valores quanto ao embarque de PETs.

O Cachorro viaja junto com as bagagens?

Estamos aqui para lhe ensinar tudo sobre Como levar seu cachorro para a Europa. Depois de ouvir muitas histórias a respeito do transporte de animais em avião, eu conversei com o pessoal da Ibéria que me deixou tranquilo, pois os Pets não vão com as bagagens…rsrsrsrs É quase isso…Eles vão em um compartimento de carga viva, climatizado, com 21 graus de temperatura. Isso é, se seu amiguinho passar de 8 quilos. Se ele tiver até 8 quilos (o peso da bolsa de transporte está incluso), ele vai juntinho com você na cabine!!!
É muito importante quando você entrar na aeronave perguntar aos comissários se seu cachorro está lá, porque todos os comissários e o comandante também são avisados que carregam uma carga viva, pois é o pessoal da cabine de controle do avião que irá ligar o climatizador de onde seu cachorro está. Não se esqueça de perguntar sobre ele e aproveitar para dar aquela lembrada de ligar o climatizador…

Documentação

É muito importante saber que esse processo eu fiz no final de 2016 e início de 2017. Minha intenção nesse post é ajudar todos os nossos amigos e seguidores em suas viagens com seus Pets em Como levar seu cachorro para a Europa.

Para começar, você irá precisar de um veterinário de confiança, um profissional capacitado, pois ele aplicará as vacinas necessárias, fará a coleta de sangue para teste, e dará o atestado final, que é a parte determinante para o embarque do seu animal.

Processo

Bom, vamos ao processo de documentação…

Lembrando que esse processo é para a entrada de animais na União Européia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia, Reino Unido, República Tcheca e Suécia, a Noruega também utiliza o mesmo certificado.

Você precisará de no mínimo 4 meses antes do embarque previsto para iniciar o processo da documentação do seu PET. O que fez com que remarcássemos o dia do nosso embarque que estava programado para Janeiro/2017, mas para que todo o processo da Jessy fosse completado, o embarque só foi possível a partir do dia 12 de Fevereiro de 2017.

1 – Implantação do Microchip

O primeiro passo é a implantação do microchip, se seu PET já possui um, verifique o padrão ISO, pois para o Chip ser aceito ele tem que ter o padrão correto exigido pela UE ISO 11784/85.

2 – Vacina antirrábica

Após a implantação do chip, no mesmo dia ou dias depois, você deve fazer a vacina anti-rábica. Atenção! Vacinas feitas antes da implantação do chip não tem validade para a União Europeia.

3 – Coleta de Soro para exame

Mais uma vez fomos presenteados com pessoas mais que especiais em nosso caminho. Agradeço muito à Dra. Simone da HEMOVET e toda a sua equipe, que cuidaram da coleta de sangue da Jessy. Muito Obrigado!!!
A Hemovet é um laboratório e centro de hemoterapia veterinária fantástico. Vale a pena conferir o site deles, e se precisarem de um Centro de exames, pode contar com a HEMOVET!

Após 30 dias da vacina, você faz a coleta do sangue do seu Pet e extração do soro que será levado até o Núcleo de Pesquisas em Raiva (Laboratório de Virologia Clínica e Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas) que é de São Paulo e o único órgão homologado pela União Europeia para fazer esse teste, portanto, se você não é de São Paulo terá que enviar o Soro para o Núcleo de Pesquisas em Raiva de São Paulo e torcer para que chegue em perfeitas condições para o teste. Essa coleta de sangue tem que ser feita com no mínimo 90 dias antes do embarque.

AMOSTRA: Deverá ser enviada amostra de SORO (amostra de sangue total não será aceita!). A amostra deve ser isenta de hemólise, lipemia ou icterícia. Amostras que apresentarem qualquer grau de hemólise, lipemia ou icterícia, serão rejeitadas por não serem viáveis para a realização do teste, necessitando de uma nova coleta adequada.

Na época que fizemos da Jessy o CCZ era o único lugar homologado pela U.E. Fiquei la por volta de 10 min, fui muito bem atendido e também foi bem rápido. Somente nesse pequeno período de tempo eu vi 3 amostras sendo recusadas. Por isso é muito importante você poder contar com a HEMOVET.

Obs.: Para a coleta de sangue é importante que seu Dog fique de jejum por 8 horas!

4 – Atestado de Saúde Animal

Após esses 3 primeiros passos, você deverá voltar ao Médico Veterinário do seu animal para que ele ateste a saúde do seu PET.

O atestado deve conter todas as informações necessárias para ser aceito pelo M.A.P.A.   *CLIQUE AQUI E BAIXE O MODELO*

Se você adquiriu ou tem a atenção de adquirir o nosso GUIA DE VIAGEM PET, você terá o modelo exato para o atestado, sem contar com todas as outras informações em detalhes!

5 – Marcação no M.A.P.A

Após todo esse processo: Chip + Vacina + Coleta e um Atestado de Saúde Animal feito pelo seu veterinário, com 30 dias antes do seu embarque, você deve ligar para o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que fica dentro do Aeroporto de Guarulhos (Se você não mora em SP, procure o Ministério no Aeroporto Internacional do seu estado), para agendar uma “consulta”, onde o veterinário responsável irá avaliar toda a documentação do seu cachorro, gato, etc, e irá emitir um novo laudo (CVI) dizendo que tudo está Ok. Esse CVI tem um prazo para emissão de até 48 horas e é válido por 10 dias.

Atenção! Por ter validade de apenas 10 (dez) dias, entre a data da consulta, e o prazo para execução e retirada do laudo, sua viagem deverá estar dentro da validade desse laudo!

É um processo simples, mas que se não tomarmos os devidos cuidados, e não tivermos o acompanhamento de um médico veterinário que conheça bem esse processo, podemos nos atrapalhar, e no fim das contas você poderá atrasar sua viagem ou até mesmo correr o risco de perdê-la!

Espero que esse post tenha te ajudado!
Compartilhe com seus amigos, curta nosssa pagina no facebook, siga no instagram e se inscreva em nosso canal no Youtube!!!

Muito Obrigado e uma ótima viagem De Mala e Dog !!!!

Written By
More from De Mala e Dog

Santiago de Compostela

Santiago de Compostela, capital da Galicia, é uma cidade considerada Patrimônio da...
Read More

26 Comments

    • Desculpe pela demora em responder, por um erro do sistema não nos apareciam os cometários. Respondendo a sua pergunta, o meus amigos veterinários não estão mais com a clínica. Boa sorte e um abraço De Male e Dog!

  • Você teve que apresentar algum documento na entrada do país? como foi depois que você chegou? Pegou o pet na área de bagagens “Odd Size” no desembarque? Além disso, vc mandou água e comida? Eu vou levar meu pet comigo e ele, apesar de ser pequeno, não cabe na cabine (ele é mais alto que o permitido) e devo embarca-lo como bagagem de porão.

    Pode compartilhar como foi esse processo?
    Obrigada!

    • Desculpe pela demora em responder, por um erro do sistema não nos apareciam os cometários. Respondendo a suas perguntas, que neste momento eu acredito que você já deva ter viajado com seu Dog. No desembarque não nos solicitaram nenhuma documentação. eu coloquei somente água para a Jessy em um bebedouro especial para não derramar. Boa sorte e um abraço De Male e Dog!

  • Olá.
    Ótimas explicações.
    O que eu não sabia era que tinha que primeiro colocar o microchip para então depois vacinar. Onde posso ver essa exigência da UE? De que é preciso colocar o chip e somente após isso fazer a vacina para então aguardar os 30 dias para fazer a sorologia?

  • A sorologia tem uma validade máxima? Sei que o mínimo são 90 dias, mas existe um máximo?
    Outra pergunta é se o chip pode ser implantado muito antes dos próximos passos(vacina, sorologia etc), 1 ano por exemplo. Pois gostaria de adiantar esse processo.

    • Desculpe pela demora em responder, por um erro do sistema não nos apareciam os cometários. Respondendo a sua pergunta, a sorologia não tem validade, desde que o animal esteja com as vacinas sempre em dia. Quanto ao chip, ele pode ser implantado antes das vacinas, não tem problema. Boa sorte e um abraço De Male e Dog!

  • Olá,

    Meu cachorro é muito grande, parecido com o Jessy. Não achei caixa no mercado e teve que mandar fazer uma mas o cachorro com a mala da mais de 49kg. Estou desesperada, não sei mais o que fazer! No video de vocês a caixa da Jessy me pareceu bem menor que a minha, ela respeitava exatamente as medidas? Cachorro em pé + 5cm ? Ela pesava 45kg mesmo ou eles deixaram passar?
    Eu estou indo para França mas pra lá não pode passar de 32kg então estou pensando ir pra Espanha e fazer o resto do trajeto de carro ja que fica perto mas agora não sei mais o que fazer.
    Obrigada!

    • Desculpe pela demora em responder, por um erro do sistema não nos apareciam os cometários. A Caixa da Jessy respeitava todas as medidas, apesar de que, no momento do embarque eles nem olharam isso. O peso total dava 45Kg exatos, tivemos sorte pois esse era o limite. Boa sorte e um abraço De Male e Dog!

    • Desculpe pela demora em responder, por um erro do sistema não nos apareciam os cometários. Respondendo a sua pergunta, meus amigos venderam a clínica. Havia me esquecido de atualizar o post. Boa sorte e um abraço De Male e Dog!

    • Olá Katy.
      Existe um limite para o embarque de animais no voo, mas somente a companhia aérea poderá te responder.
      Se seus 3 cachorros forem de pequeno porte, dependendo da companhia você poderá colocar os 3 juntos na mesma caixa de transporte, desde que seja de um tamanho suficiente para os 3.

      Abraços e obrigado por nos acompanhar.

  • Boa noite,como faço quando minha cachorra está em meu nome,mais outra pessoa irá levá-la?Já estarei na Europa quando a minha cachorra irá embarcar.

    • Olá Carol. OS documentos da DOG tem que estar sempre no nome da proprietária. Mas sugiro que consulte com a companhia aérea que irá fazer o transporte. Abraços e obrigado por nos acompanha!

  • Olá, se o CVI tem validade de 10 dias, então precisarei agendar a consulta bem próxima ao embarque? Ex. Viagem dia 13/01 a consulta deverá ser agendada no dia 03/01?
    Outra dúvida, para a Dinamarca parece que precisa de remédio para verme e pulgas/carrapatos com no mínimo 10 dias do embarque, essa comprovação deve estar no CVI também ou somente na carteira de vacina?
    Obrigada

    • Olá Ariane,você está perguntando sobre a consulta com o veterinário? Se for isso, o processo deve ser iniciado com 4 meses antes da viagem e seguir todos os passos. Você deve ligar no M.A.P.A para eles agendarem quando vc deve levar a documentação do seu PET e depois o dia da retirada que estará no prazo dos 10 dias.

    • Olá SImoni! NEste artigo, no paso numero 4 tem um link para fazer o download do formulário para o atestado do animal.
      Abraços e obrigado por nos acompanhar!

  • Oi Renan, tudo bem?
    Tenho um cachorro de porte médio que vão viajar no mesmo esquema da sua.
    Estou preocupada com ele mesmo… em uma viagem pra Europa deve levar umas 12 horas de voo. Você achou que ela ficou estressada? Deram comida antes? Fico pensando no xixi e coco…kk
    Tem alguém para dar uma olhadinha nele? Rsrs
    Você foi de latam né? Foi bem cuidada?

    • Olá Camila. Não demos comida antes não, justamente para ela não ter vontade de fazer cocô durante o voo. Nós viajamos de IBERIA e fomos muito bem tratados. Abraços e obrigado por nos acompanhar!

    • Olá Paola, nós fizemos o da Jessy há 4 anos atrás. Na época gastamos em torno de 1.500 reais com tudo. Abraços e obrigado por nos acompanhar.

  • Olá!!! Me tira uma dúvida, vc colheu o (sangue) ou o teste sorológico na hemovet e depois vc teve que levar para o CCZ? O hemovet não envia direto? Ou vc só foi buscar o resultado no CCZ. Desculpa e que fiquei curiosa e confusa, estou tentando me organizar o melhor q posso. Desde já muito obrigado

    • Olá Amanda. Eu levei diretamente ao CCZ. Acredito que a Hemovet não tenha mais esse serviço. Abraços e obrigado por nos acompanhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *