Como conseguir trabalho na Espanha

Uma das etapas mais complicadas e que pode nos deixar mais preocupados quando nos mudamos de país é descobrir o “caminho das pedras” de como conseguir trabalho na Espanha.

Por isso, separamos 5 dicas que vão te ajudar na hora de procurar um trabalho aqui na Espanha ou em qualquer outra parte do mundo.

Dica 5: Networking

A rede de contatos que estabelecemos quando nos mudamos ao novo país é fundamental para que você seja lembrado na hora que surgirem oportunidades de trabalho que buscam pessoas que ofereçam aquilo que você tem para oferecer. Converse com o maior número de pessoas para que elas saibam sua profissão, suas qualificações e que você está buscando um trabalho.

Dica 4: Currículo

Um currículo bem montado é fundamental para se conseguir um trabalho em qualquer parte do mundo. Coloque as informações de maneira clara e objetiva para que a empresa se sinta interessada pela sua candidatura. Uma dica legal para quem usa o InfoJobs é que ele permite que você confeccione até 5 currículos diferentes e, com isso, consiga focar seu currículo com as experiências que realmente interessam para aquela vaga de trabalho. Fazer um currículo em outro idioma pode ser uma tarefa complicada no começo. Antes de sair distribuindo seu currículo, peça para que alguém o corrija. Aqui na Espanha existem ONGs voltadas para imigrantes, que ajudam inclusive na hora de montar o currículo em espanhol.

Dica 3: Homologação de estudos

Algumas profissões regulamentadas não podem ser exercidas fora do Brasil antes de realizar a homologação dos estudos. Se você deseja trabalhar na sua área de formação será necessário uma maior preparação e paciência. Se possível, inicie o processo antes mesmo de sair do Brasil porque o processo costuma ser demorado. Temos um artigo aqui que explica como homologar os títulos universitários estrangeiros na Espanha. Caso você não tenha uma faculdade ou curso técnico, é interessante homologar seu ensino médio. Esse processo é mais simples e rápido e possibilitará que você realize alguns cursos profissionalizantes ou técnicos oferecidos pelo governo espanhol.

Dica 2: Falar espanhol

Por mais que pareça uma dica óbvia, não é difícil ouvir o depoimento de brasileiros que relatam dificuldade em conseguir trabalho, mas que também não falam bem espanhol. Pela proximidade da língua, pensamos que conseguimos entender tudo e que nos entenderão quando falarmos. Não é bem assim. Se esforce ao máximo para aprender a língua o mais rápido possível porque, assim que for selecionado para uma vaga, a entrevista será feita em espanhol. Você terá que se apresentar, falar das suas experiências, qualificações e o porquê que a empresa deve te contratar em espanhol. A entrevista é um verdadeiro desafio. Sem dúvida, algumas vagas vão exigir mais ou menos da língua, mas em todas você terá que saber falar com seu empregador, além de que, se não quiser ser ser considerado “analfabeto” aqui, também terá que saber escrever.

Dica 1: Estar legal

Com certeza essa etapa facilitará sua vida, e muito, na hora de conseguir um trabalho. Uma vez que a pessoa entra na Espanha como turista, terá uma autorização para ficar 3 meses para “turistar”. Sendo assim, não conseguirá um visto de trabalho já estando na Espanha como turista porque os vistos de trabalho deverão ser solicitados no Consulado Geral da Espanha no país de origem. Outro fator que dificulta na contratação de um ilegal é que a multa para contratar uma pessoa sem documentação aqui é extremamente alta e as empresas não costumam arriscar-se. Além disso, sem documentação, a pessoa não ficará respaldada pelos direitos que terá em caso de desemprego, por exemplo. Não estamos dizendo que é impossível conseguir um trabalho estando ilegal aqui, mas a dificuldade é muito maior e as chances de cair nas mãos de empregadores que se aproveitam da situação também são bem grandes.

Esperamos muito que essas dicas possam te ajudar! Não se esqueça de se inscrever em nosso canal do youtube!

Booking.com
Written By
More from Renan Ferrari

Empadronamiento na Espanha – O que é e como fazer?

Empadronamiento na Espanha – O que é e como fazer? Uma das...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *