Carta de motorista na Espanha

Carta de motorista na Espanha

Essa é uma dúvida que muita gente tem sobre carta de motorista na Espanha.

Qualquer pessoa que vá morar na Espanha pode usar a carta de motorista do seu país nos primeiros 6 meses em que está no país, desde que tenha um acordo com a Espanha. Mas fique tranquilo porque o Brasil faz parte desse acordo e você poderá dirigir na Espanha.

Depois desse período (6 meses), deve realizar a troca da sua carta de motorista pelo carne espanhol. Uma vez que esteja dentro do prazo de validade e tenha residência legal na Espanha.

Para isso, é necessário realizar o agendamento de um horário por telefone ou através da sede eletrônica da DGT – o Detran espanhol.  As cartas tipo A, A1, B e EB não necessitam de prova para ser realizada a troca. Já as outras categorias requerem prova para superação de alguns requisitos e varia de acordo com o país em que foi expedida a carta de motorista.

Você também pode solicitar, ainda no seu país de origem, a carta internacional para conduzir, que terá validade também de 6 meses e não poderá ser utilizado no país em que foi emitido, que no nosso caso seria o Brasil.

É possível realizar a solicitação diretamente no site do Detran. Caso você tenha uma carta de motorista expedida por outro país da UE, Noruega, Islândia e Liechenstein a situação muda um pouco. Ela será válida normalmente dentro da Espanha, dentro das normas em que foram expedidas em seu país de origem, com exceção da idade para conduzir, que prevalecerá a normativa espanhola.

Quando essa carta não apresentar uma data de validade determinada, o titular deverá renovar após 2 anos que obtenha a residência no território espanhol.

Portanto,  dirigir na Espanha não será um problema para você que também está vindo para a Espanha “De mala e dog”!

Written By
More from Renan Ferrari

Como morar legalmente na Espanha?

Como morar legalmente na Espanha? As pessoas que não possuem nacionalidade espanhola...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *