Hoje vamos compartilhar um guia completo para quem deseja viajar com seu cachorro e precisa comprar passagens aéreas.
Uma das grandes dúvidas de quem está de malas prontas para a Espanha é sobre a carteira de motorista.
Bem, fique tranquilo! Se você está se mudando para a Espanha, pode usar a carteira de motorista do seu país nos primeiros 6 meses, desde que haja um acordo entre seu país de origem e a Espanha. E a boa notícia é que o Brasil está incluído nesse acordo. Então, pode dirigir sem preocupações por esse período.
Após esses primeiros 6 meses, será necessário fazer a troca para uma carteira de motorista espanhola, desde que sua carteira esteja dentro do prazo de validade e você tenha residência legal na Espanha.
Para isso, o processo é simples: agende um horário por telefone ou através da plataforma eletrônica da DGT, o equivalente ao Detran espanhol. Para as carteiras dos tipos A, A1, B e EB, não é necessário fazer nenhum exame. No entanto, para outras categorias, pode ser exigido um teste, variando de acordo com o país de origem da sua carteira de motorista.
Além disso, você também pode solicitar a Carteira Internacional para Dirigir ainda no seu país de origem. Ela tem validade de 6 meses e pode ser útil enquanto você aguarda a troca da sua carteira.
Agora, se você possui uma carteira de motorista de outro país da União Europeia, Noruega, Islândia ou Liechtenstein, ela será válida na Espanha de acordo com as normas do país de origem, com exceção da idade mínima para dirigir, que segue as normas espanholas.
Caso sua carteira não tenha uma data de validade definida, será necessário renová-la após 2 anos de residência na Espanha.
Então, dirigir na Espanha não será um problema para você, que está vindo “de mala e cuia”!
Hoje vamos compartilhar um guia completo para quem deseja viajar com seu cachorro e precisa comprar passagens aéreas.
Se você já sonhou em morar em um país com uma rica cultura, belas paisagens e um estilo de vida…
Home Assessoria Blog Vida na Espanha Documentações Dicas de viagem Viagem com PET Home Assessoria Blog Vida na Espanha Documentações…
Essa é uma dúvida que muita gente tem sobre carta de motorista na Espanha.
Qualquer pessoa que vá morar na Espanha pode usar a carta de motorista do seu país nos primeiros 6 meses em que está no país, desde que tenha um acordo com a Espanha. Mas fique tranquilo porque o Brasil faz parte desse acordo e você poderá dirigir na Espanha.
Depois desse período (6 meses), deve realizar a troca da sua carta de motorista pelo carne espanhol. Uma vez que esteja dentro do prazo de validade e tenha residência legal na Espanha.
Para isso, é necessário realizar o agendamento de um horário por telefone ou através da sede eletrônica da DGT – o Detran espanhol. As cartas tipo A, A1, B e EB não necessitam de prova para ser realizada a troca. Já as outras categorias requerem prova para superação de alguns requisitos e varia de acordo com o país em que foi expedida a carta de motorista.
Você também pode solicitar, ainda no seu país de origem, a carta internacional para conduzir, que terá validade também de 6 meses e não poderá ser utilizado no país em que foi emitido, que no nosso caso seria o Brasil.
É possível realizar a solicitação diretamente no site do Detran. Caso você tenha uma carta de motorista expedida por outro país da UE, Noruega, Islândia e Liechenstein a situação muda um pouco. Ela será válida normalmente dentro da Espanha, dentro das normas em que foram expedidas em seu país de origem, com exceção da idade para conduzir, que prevalecerá a normativa espanhola.
Quando essa carta não apresentar uma data de validade determinada, o titular deverá renovar após 2 anos que obtenha a residência no território espanhol.
Portanto, dirigir na Espanha não será um problema para você que também está vindo para a Espanha “De mala e dog”!