De Mala e Dog
Se você decidiu voltar para a Espanha após viver no exterior, saiba que existem apoios disponíveis para ajudar nessa transição. O processo pode parecer complexo, mas com as informações certas, tudo fica mais fácil. Vamos dar uma olhada nos requisitos, como apresentar sua solicitação e os benefícios que você pode receber.
Requisitos:
Residência Legal: Para ser elegível à ajuda ao emigrante retornado, é necessário ter residência legal na Espanha.
Retorno Definitivo: Você deve ter retornado de forma definitiva ao país, após viver no exterior por um período determinado.
Estar Desempregado ou com Baixos Recursos: Em muitos casos, a assistência é direcionada a pessoas desempregadas ou com baixos recursos financeiros.
Documentação Necessária: Prepare os documentos que comprovem sua residência legal na Espanha e sua situação econômica. Isso pode incluir cópias de seu passaporte, visto de residência, comprovantes de renda e outros documentos relevantes.
Agende uma Entrevista: Em alguns casos, pode ser necessário agendar uma entrevista com as autoridades locais para discutir sua situação e apresentar sua solicitação.
Procure Ajuda Profissional: Se você estiver enfrentando dificuldades com o processo, não hesite em procurar ajuda profissional de assistentes sociais ou organizações que lidam com questões de imigração e emigração.
Benefícios:
Assistência Financeira: Dependendo da sua situação, você pode ter direito a assistência financeira para ajudar nos custos de moradia, alimentação e outras necessidades básicas.
Acesso a Serviços Sociais: Além da assistência financeira, você também pode ter acesso a serviços sociais, como cuidados de saúde, educação e programas de integração.
Orientação e Apoio: Muitas vezes, as autoridades locais oferecem orientação e apoio para ajudá-lo a se reintegrar à sociedade espanhola e encontrar oportunidades de emprego ou educação.
Essa ajuda de Emigrante Retornado tem duração de 6 meses, podendo ser prorrogada duas vezes por um período de igual duração até no máximo 18 meses, sempre que mantenha os requisitos exigidos para que conseguisse o benefício. O valor a receber será de 80% do valor do “Indicador Público de Renta de Efectos Múltiples – IPREM” vigente em cada momento.
Em resumo, se você é um emigrante retornado na Espanha, não hesite em explorar as opções de ajuda disponíveis. Este é um passo importante em sua jornada de volta para casa, e há recursos e apoio disponíveis para tornar essa transição mais suave. Se precisar de mais informações, não hesite em entrar em contato com as autoridades locais ou organizações relevantes.
17 Comments
Your comment is awaiting moderation.
Olá, tenho residência na Espanha y tenho mas 3 filhos espanhóis, quero voltar com eles, mas não tenho condições
Como fazer ?
Eu tenho dupla nacionalidade italiana, e sou casada com um brasileiro/espanhol. Tenho direito a também receber esse benefício?
Não Adriana, somente para quem tem a cidadania espanhola.
Tenho nacionalidade espanhola e pago contribuição do INSS aqui no Brasil, volto para Espanha, será q recebo por pagar contribuição aqui no Brasil q 5 anos?
Hola bom dia onde consigo hola esse benefício na Espanha em qual local
Você pode consultar toda informação neste site: https://www.sepe.es/HomeSepe/Personas/distributiva-prestaciones/quiero-cobrar-el-paro/subsidio-para-emigrantes-retornados.html
Boa noite
Estou tirando a cidadania e nunca estive na Espanha, pretendo ir até 2026, tenho direito? Obs: meu bisa que é da Espanha
Olá Carol, essas leis e ajudas podem mudar. Mas hoje você tería este direito sim.
Boa noite, tenho nacionalidade espanhola e pago carnê INSS aqui no Brasil á 5 anos…Tenho ajuda como imigrante retornado por fazer a contribuição?
Tenho nacionalidade espanhola, morei 4 anos na Eapanha e agora estou retornando definitivo..Tenho alguma ajuda? Pago carne do INSS contribuição a 5 anos.
Oi meu nome é Mauro sou filho de Espanhol, e tenho nacionalidade é espanhola ,estou indo morar na Espanha com meus dois filhos menores e minha esposa, gostaria de saber se tenho essa ajuda !! Obrigado !
Olá MAuro, provavelmente terá o direito sim, porém é bom consultar quando vier pois essas leis mudam a cada ano. Abraços e obrigado por nos acompanhar!
Bom dia eu e meus filhos temos cidadania espanhola meu pai era catalão, estou pensando em ir com eles para a Galicia, eles tem 13 e 16 anos, vc sabe se terei alguma ajuda e onde posso me informar ? Agradeço muito.
Olá Maria, você pode consultar neste site do governo da Espanha: https://www.sepe.es/HomeSepe/Personas/distributiva-prestaciones/quiero-cobrar-el-paro/soy-emigrante-retornado.html
Bom dia!
Sou filha de espanhol nascido em Órense província de Tameiron Espanha
Nunca estive na Espanha, porém agora vou morar lá, a partir de setembro/22
Gostaria de saber se tenho direito ao beneficio.
Provavelmente eu receba o seguro desemprego até Janeiro/23, do meu trabalho aqui no Brasil.
Evelize Milene Gonzalez
(13)992037232
email: [email protected]
grata
Olá Evelize. Provavelmente você já esteja aqui na Espanha. Segundo às informações fornecidas por você, provavelmente terá direto sim. Abraços e obrigado por nos acompanhar!
Olá , boa tarde
Tenho nacionalidade espanhola ,.morei uns anos na Espanha e voltei ao Brasil .
Trabalhei neste tempo em empresas privadas e agora sou concursada desde 2018 . Queria saber como eu faço p ter essa ajuda de emigrante retornado .
Beatriz Ortiz Brunelli
11 949473444
Olá Beatriz, você deve pesquisar se ainda tem direito, como já viveu aqui por alguns anos, não sei te dizer que se você voltar para a Espanha agora ainda o terá.